quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PixelArt para Leigos

Bem-vindos ao primeiro Tutorial de PixelArt do blog! Nesse tempo em que estivemos inativos, eu, Damyoro, estive implementando nos gráficos do Contos de Bruxas - A Casa de Chocolate e, com isso, aprimorando minhas habilidades pixel-artísticas. PixelArt para leigos provavelmente não se tornará uma série de tutoriais, mas eu vou continuar ensinando o que sei em diferentes tutoriais do assunto. Aqui explicarei sobre os conceitos mais básicos da arte dos pixels. Também lerá um pouquinho da história e importância da origem desse estilo. Se você já tem uma noção básica, esse tutorial não é pra você. É meu primeiro tutorial do tipo, então talvez o formato do post possa deixar a leitura um pouco confusa. Me esforcei ao máximo para evitar que isso acontecesse, mas acho que ainda existe a possibilidade. Não sou um mega PixelArtist, mas acho que meus conhecimentos são o suficiente. - O que é um Pixel? Você ainda não entende o que é um pixel? Então explicarei. Um pixel é o menor elemento de uma imagem digital. Ou seja, a imagem do seu monitor é composta por uma enorme quantidade de Pixels. Esses pixels são, nesse caso, pequenos quadrados. Quando você faz uma imagem digital, mesmo que não seja PixelArt, e escolhe o tamanho dela, o número desse tamanho é a quantidade de pixels da imagem. Veja a imagem abaixo. Ela não foi trabalhada pixel a pixel como fazemos em PixelArt, mas mesmo assim é feita por uma imensidade de pixels (480x160p) numa imensidade de cores diferentes (113 cores ao total), e isso porque só vemos um tom de azul.
Contudo, a PixelArt não é necessariamente um estilo de arte digital. Na verdade, era uma limitação, até que tecnologia permitiu uma maior quantidade de bits. Os dispositivos de exibição também tinham resolução menor, uma paleta de cores menor e, também, uma velocidade menor. Você pode emular Sega Genesis hoje, mas ainda poderá distinguir cada um dos quadradinhos. Mas se ligar o 32X ao Genesis, vai precisar chegar mais perto da tela para conseguir diferenciar os pixels. Isso porque a partir da geração 32 bits o 2D passou a ser ultrapassado. Se os consoles da época já fossem capazes de trabalhar uma maior quantidade de bits, a PixelArt seria desnecessária. Atualmente, apenas mantemos a mantemos como estilo por nostalgia e por ser é mais simples de ser feita do que 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário